sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Mais Alguns Truques Para Diabolo.....

Para começar....varias coisas me impediram de postar antes aqui, desculpem-me...
mas agora voltando com o diabolo, meu malabares preferido e em que me expecializei...

Tenho treinado mais alguns truques e achei essas imagens...

Na imagem abaixo vemos uma pegada pelas costas, nada muito o que explicar.
Depois de recepcionar o diabolo é só andar em volta dele, até voltar a posição inicial.



Aqui vou ensinar a fazer uma "Cat's Cradle", numa tradução mais livre sendo como cama de gato.

1º PASSO: Trocar as baquetas de mão para anular o consequente nó que daria.

2º PASSO: Com a mão que estiver por cima, no caso da foto, a esquerda, passe e linha por cima da outra baqueta.

3º PASSO: Com o corpo da baqueta de cima, lace a linha da outra.



ULTIMO PASSO: Distancie suas mãos. Se fez tudo certo vai ficar com uma figura como na foto abaixo. A partir invente algo de seu agrado.

PARA DESFAZER: Somente incline suas mãos para dentro e distancie-as.

Agora apresentarei um truque chamado de "Double Cat's Cradle" ou Duplo Cama de Gato.

Um pouco diferente do anterior.

Pode ser feito com qualquer mão por cima. Vou explicar falando da direita mas pode ser feita com a esquerda também.

1º PASSO: Passe a mão direita por cima da outra e com o corpo dela lace a linha da outra.

Notasse aqui uma semelhança como truque anterior apesar do nó.

2º PASSO: Com a mão direita pegue pela frente a linha que esta saindo a esquerda do diabolo. E com a mão esquerda pegue a linha que esta saindo a direita do diabolo e segurando-as junto com as baquetas distancie os braços.

Se fizer tudo certo ficara com uma figura igual a abaixo.


PARA DESFAZER: Somente incline suas mãos para dentro e distancie-as.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

TRIBUTO AO PLUTO.....


Bom, nao sou muito bom com as palavras....mas....
Pluto, sentirei mais saudades do que poderei expressar aqui...
Voce fez minha vida infinitamente mais feliz do que seria....
A quatorze anos na familia, meu melhor amigo, se foi.
Não que eu esteja felizmas ele sofreu muito com algumas doenças provenientes da idade, sendo assim estou "aliviado" por ele ir embora do jeito que foi, dormindo.
Não da pra afirmar nada mas acho que ele foi sem sofrer muito, foi em paz...
Rest In Peace.
Fique em paz pluto.

Te Amo Eternamente.
Nunca me esquecerei o quanto você me fez feliz.


Quem não conhece esta raça é a dachshund.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ALGUNS TRUQUES COM O DIABOLO!

TODAS AS MANOBRAS A SEGUIR DEVEM SER EXECUTADAS COM O DIABOLO GIRANDO O MAIS RAPIDO POSSIVEL!!
LANÇAMENTO ( TOSS ): O mais simples e mais necessario para outros truques é o lançamento, tambem conhecido como toss. Se consiste em lançar e receber o diabolo, para tal é só abrir os braços rapidamente, PARALELAMENTE ao seu corpo.

Para recolher mantenha a corda esticada e o meio mais facil é apontando a ponta da baqueta para o centro ( eixo ) do diabolo, quando ele entrar em contato com a corda é só afrouxar um pouco a cordinha. Como mostram as figuras a seguir



ELEVADOR: Um outro truque é o elevador que consiste na "escalada" do diabolo pela cordinha. Para efetuar o truque deve-se estar com uma velocidade muito alta.
Conseguida a velocidade necessaria é só passar a baqueta direita ( para destros! ) pela frente da outra no eixo do diabolo e estica-la verticalmente criando uma tensao na corda que prenderá o diabolo e assim fazendo-o "escalar" a corda. Como mostra as figura a seguir.
Para parar é só voltar a baqueta direita pela frente do diabolo ou a baqueta esquerda por tras do mesmo, rapidamente. Para fazer ele estacionar no meio do caminho é só aliviar um pouco a tensão.

POR CIMA DO PÉ OU PERNA: Como nas outras manobras mantenha a velocidade alta.
Este truque pode ser muito simples pra algumas pessoas e muito complicado para outras então treine bastante. Para executa-lo deve colocar o pé ( ou perna ) na corda e tensiona-la fazendo o diabolo pular para um lado para nao perder muita velocidade com a manobra faça-o pular para a direita. Como pode ver no desenho abaixo.

domingo, 13 de junho de 2010

COMO COMEÇAR COM O DIABOLO??

INSTRUÇÕES DE USO.

Primeiramente relaxe os ombros e braços, depois flexione-o até perto de 90 graus, segunrando as baquetas horizontalmente, pense nas baquetas como uma extençao do seu antebraço. Deixo o diabolo aproximadamente a 15 cm do chão.


COMEÇANDO A JOGAR. PARA DESTROS!!! (os canhotos inverten as insruções! )

Comece arrastando o diabolo segurado pela corda para a esquerda, quando ele chegardo seu lado esquerdo flexione os braços e inicie a aceleração com "batucadas" ritimadas da mao direita.

Outro tipo de aceleração é com o "nó", deve-se passar a baqueta direite por tras da esquerda e dar uma volta no eixo do diabolo, fazendo movimentos com as duas baquetas ritimadas e com a direita um pouco atras da esquerda para não travar a corda e o diabolo subir por ela prendendo tudo.


CONSERTANDO O MOVIMENTO. ( MUITO IMPORTANTE!!! )

Se o diabolo estiver inclinando-se para a frente ( sempre tomando como referencia o proprio diabolista ) deve-se "batucar" com a mao mais para tras e vice-e-versa. Se ele estiver dançando em cima da cordinha é só pegar mais velocidade que ele estabiliza.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

História do Diabolo




DIABOLO, 4000 anos de História mantendo-se como um passatempo com grande potencial para mais descobertas

É difícil saber com precisão quando é que o diabolo foi inventado. No entanto os historiadores concordam que foi na China, onde o Diabolo foi descoberto, este jogo é praticado à mais de 4000 anos. Foi chamado de " Kouem-gen " durante a dinastia Han (206 A.C) o que significa "feito de bambu". Na verdade, ainda hoje, na China existem Diabolos feitos de Bambu, com orifícios laterais que o fazem assobiar enquanto roda. Missionários franceses e ingleses, bem como embaixadas politicas trouxeram este estranho objecto para a Europa, chamando-lhe DIABALLO (mais tarde Diabolo) DIABALLO do grego dia significa à volta, e ballo que significa atirar.

Na França, assim que foi apresentado, o diabolo foi bem aceito e considerado como um rival do "Jeu des Paume" provavelmente o antecessor do ténis. No inicio de 1810 formaram-se diversos clubes em Paris, e as competições tinham lugar no que são hoje os Campos Elísios.O jogo de diabolo tornou-se uma moeda e mesmo a corte de D.Napoleão I, jogava diabolos.


Em 1906, um inventor francês Gustave Phillipart apresentou um diabolo feito com duas partes em metal, protegida com borracha cortada de velhos pneus! Estava inventado o diabolo moderno! Depressa uma verdadeira loucura começou na França e depois foi para a Inglaterra. Numerosos textos, histórias e postais mostram que o Diabolo era jogado em todo o lado, por quase todas as classes sociais. Com a primeira guerra mundial o interesse neste jogo diminuiu. Posteriormente, o diabolo só era visto nos palcos de teatros e circos. Por volta de 1980, graças a utilização de novas tecnologias e novos materiais, e à pesquisa e precisão na sua fabricação, uma nova era começou para o Diabolo, permitindo que cada vez mais um número maior de malabaristas e público em geral realizem manobras fantásticas com 1, 2, ou 3 diabolos.

sites legais:

http://www.thediabolo.com/index2.php
http://www.ensaimadamalabar.com/videotutoriales.htm (mais no meio da pagina)

sábado, 8 de maio de 2010

COMO COMEÇAR COM AS CLAVES??


O aprendizado é o mesmo das bolinhas, uma clave de uma mão para outra, depois duas e por fim tres. A unica diferença é o tamanho e agora tem que prestar atenção no giro do objeto.



Básico
O movimento mais básico com claves, assim como bolinhas, é a cascata. As claves são jogadas de mãos alternadas; cada uma passa por baixo da outra e pega na mão oposta. Do modo mais simples, cada clave roda uma vez por jogada. Contudo, giros duplos e triplos são constantemente feitos em apresentações, permitindo que a clave seja jogada mais alto para realizar truques mais avançados.
Também pode-se jogar “flat”, que significa jogar a clave sem rotação alguma. Além disso, “reverse” significa jogar com a rotação na direção oposta ao normal

Truques
A maioria dos truques feitos com bolinhas podem ser feitos com claves, apesar de ser mais difícil devido ao tamanho das claves e à complexidade adicional por sua rotação. Contudo, para truques envolvendo cascata dentro de algumas restrições, como pedalar um monociclo ou com olhos vendados, malabarismo com claves é, de fato, mais fácil, devido à menor precisão necessária para fazer cada pegada.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

COMEÇANDO CLAVES...


Claves são malabares bem populares, usados em números de 3 ou mais ou em combinação com outros materiais como bolas e aros. Uma clave comum tem em média 50 cm de comprimento, seu peso varia entre 200 e 300 gramas, ela é fina na parte do cabo e seu centro de gravidade localiza-se perto da parte mais larga.

TIPOS:

Claves de Peça Única
São construídas em uma única peça de um tipo de material, normalmente plástico. Claves de peça única são muito duráveis e mais baratas que claves compostas. Apesar dessas qualidades, essas claves não são muito populares entre malabaristas, que reclamam que as claves são duras e particularmente dolorosas quando batem neles.

Claves Compostas
É o tipo mais popular de claves, já que não machuca quando alguém acidentalmente se acerta com uma, e porque seu peso pode resistir a ventos moderados, diferentemente das claves de peça única.

Claves Albatroz
São construídas da mesma forma que claves de 2 partes, mas elas têm um corpo bem mais largo. Às vezes isso favorece os iniciantes, já que as claves têm uma rotação lenta, mas quanto menor a rotação, mais esforço tem de ser colocado quando estiver jogando. O nome se originou das claves da Henrys e é utilizado para denominar as claves de corpo mais largo.


Outros tipos de claves
Outros tipos incluem variações na clave composta. Essas variações incluem Radical Fish, Euro, PX3. Historicamente, houve variações no design, forma, tamanho e construção das claves, mas nem todas permaneceram até hoje.
ABAIXO: o estilo radical fish

quinta-feira, 6 de maio de 2010

COMO COMEÇAR COM AS BOLINHAS??

Comece segurando só um bolinha. Tente joga-la mais ou menos na altura de seus olhos para a outra mão e com a mao que recebeu lance devolta a mao inicial.

Quando voce estiver confiante e bom, comece a usar duas bolas. jogue na altura dos olhos, o mais paralelo com seu corpo possivel ( eu demorei pra conseguir isso ) , jogue uma e quando ela estiver no ponto mais alto jogue a outra.

Quando estiver confiante e bom nisso avance para a terceira bola...é mais facil seguir a figura do que eu descrever o movimento.


treine bastante e invente movimentos legais...são infinitas as possibilidades!

domingo, 2 de maio de 2010

PRODUZINDO SUA PROPRIA BOLINHA.

PRIMEIRO O MATERIAL:

-BEXIGAS...5 OU 6 PRA CADA BOLA.
-TESOURA.
-UMA GARRAFA, NAO PRECISA SER GRANDE.
-O RECHEIO DA BOLA, AREIA, ALPISTE, ARROZ. CADA RECHEIO VAI TER UM PESO DIFERENTE.
-FUNIL
-COPO, QUE CAIBA + OU - 90 A 100 GR




ENCHA O COPO COM A QUANIDADE DE RECHEIO DESEJADA.E DESPEJE NA GARRAFA COM A AJUDA DO FUNIL.



ENCHA UMA BEXIGA E COLOQUE O BOCAL DELA NA BOCA DA GARRAFA, PARA CRIAR UMA CONEXAO ENTRE A GARRAFA E BEXIGA. DEPOIS DISSO VIRE A GARRAFA PARA PASSAR O RECHEIO PARA A BEXIGA. ESVAZIE ATÉ FICAR SÓ RECHEIO E DE UM NÓ.



CORTE OS BOCAIS DAS OUTRAS BEXIGAS. PARA COBRIR E DEIXAR A BEXIGA RECHEADA MAIS FIRME E REDONDA. NAO COLOQUE TODAS COM A PARTE CORTADA PRO MESMO LADO, PRA DEIXAR MAIS FIRME COLOQUE INVENTENDO O LADO CORTADO.



VOCE PODE DEIXA-LA MAIS ELEGANTE E APRESENTAVEL CORTANDO FAIXAS DE BEXIGA DOS BOCAIS CORTADOS E COLOCANDO EM VOLTA DA SUA BOLINHA




PRONTO, VOCE TEM AGORA UMA BOLINHA MUITO BOA PARA INICIAR-SE NA ARTE DO MALABARES!!!
AGORA É SÓ REPETIR O PROCESSO QUANTAS VEZES FOREM NECESSARIAS PARA CRIAR A QUANTIDADE DE BOLINHAS DESEJADAS.

sábado, 1 de maio de 2010

APRENDENDO...



Uma explicação da figura acima ( abaixo )

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Outros Tipos De Bolas...



Bolas Russas: são um estilo de bolas que combinam muitos dos benefícios tanto de beanbags quanto de bolas de palco. Elas são construídas com uma rígida parte externa, similar a uma bola de palco e são parcialmente preenchidas com materiais como areia, pra dar à bola um peso consistente. Isso produz uma bola que voa consistentemente no ar e não rola quando cai. Bolas russas também são fáceis de fazer e podem frequentemente ser feitas em grande quantidade com um custo muito baixo.



Bola de Silicone: é um tipo de bola normalmente usada para Rebote e perfomances em palco. Estas bolas são feitas de silicone e têm a mesma aparência clara de bolas de palco, uma superfície que é fácil de manipular e tem um pulo alto e consistente. Elas também são mais fáceis de limpar do que bolas de palco (que podem desgastar permanetemente). Infelizmente, elas custam de 4 a 5 vezes a mais do que beanbags ou bolas de palco, fato que limita o uso dessas bolas para muitos malabaristas.

Tipos de Bolas...



Beanbags (Bolas de Sementes): são os tipos mais comuns de bolinhas. Elas são tipicamente construídas com uma parte externa feita com vários pedaços de vinil ou couro sintético, e preenchida com alpiste, painço, areia ou outro material para dar volume a bolinha. Beanbags vêm em uma variedade de cores, a mais comum é “beach” (uma combinação de vermelho, amarelo, azul e verde em cada parte externa), branco, preto e outras cores que são facilmente visíveis. Beanbags são preferidas por muitos malabaristas pelo fato de elas não pularem e não rolarem quando caem, a facilidade com que elas são pegas, seus preços razoáveis e alta disponibilidade. Beanbags são geralmente encontradas em tamanhos que variam entre 2” e 3” de diâmetro, apesar de bolas menores e mais leves serem preferidas por malabaristas que jogam com muitas bolas, pelo fato de facilitar as jogadas com uma mesma mão.




Bolas de Palco: são frequentemente usadas durante performances com malabares. Elas têm uma parte externa polida, feita de plástico ou borracha rígida e são vazias. Por essa razão, essas bolinhas podem ser feitas num diâmetro maior que beanbags, mantendo um peso manuseável para o malabarista. Além disso, as bolas de palco mantêm suas formas e cores melhor do que beanbags, tornando-as mais apreciativas. Contudo, elas têm uma tendência a pular e rolar mais facilmente quando caem, portanto não são tão usadas para praticar. Bolas de palco são geralmente encontradas em tamanhos que variam entre 2.5” e 4” de diâmetro, apesar de muitos malabaristas preferirem bolas maiores que 4” quando se apresentam, para dar um melhor efeito visual. No Brasil, muitos também as chamam de bola de contato. Contudo, bolas de contato são feitas de resina.

MAIS UM ARTISTA...

Veremos 1980 criar uma nova forma de malabarismo e dança contemporânea que reúne malabarismos, mímica e teatro para dar forma a pratica do malabarismo. Michael Moschen é um dos principais impulsinadores deste novo curso de malabarismo.

terça-feira, 27 de abril de 2010

entao...

Estou meio sem tempo e sem energia pra postar aqui durante a semana, chego exausto da facul. entao vou postar aqui nos fins de semana ou algum outro dia que eu chegue menos cansado.

bjao

quinta-feira, 22 de abril de 2010


A aparição dos circos no final do sec. XVII e o desenvolvimento dos teatros de variedades no sec. XIX deram ao malabarismo uma nova era dourada. Este periodo conhecerá seu pico nos anos entre as duas guerras mundiais graças a um lugar mítico: o Jardim de Inverno, em Berlim, com o excepcional malabarista Enrico Rastelli. Rastelli, malabarista de origem italiana, foi o primeiro que levantou a sua técnica magistral a um nível que inspirou poetas e artistas de seu tempo.

NA FOTO: Enrico Rastelli demosntrando sua maestria com malabares.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

MAIS UM POUCO SOBRE MALABARES....


Os primeiros rastros conhecidos são de 4000 anos: encontram-se afrescos nas tumbas ou sarcafagos egipcios de beni hassan ( cemiterio egipcio ). Outros numerosos rastros do malabarismosão encontrados por todo o mundo e em numerosas culturas: Roma antiga, Chinesa, azteca, e europa na idade média...Mas mesmo tendo muitos rastros de indicios do malabares, existem pouca informção escrita e testemunhos sobre a vida dos malabaristas do passado. É assim até o seculo XV , quando o escritor Pierre Gringore escreve pela primeira vez sobre o malabarista.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

MALABARES...


Bom gente, como tem varios tipos de malabares ( bolas, claves, aros, stick..... ), vou falar só dos que estou aprendendo, no caso, bolas.
Mas agora não.
se tudo der certo, amanha começo a escrever sobre dando dicas de como começar a fazer e alguns truques novos.

abraços!

domingo, 18 de abril de 2010

difusão da roda.


Em 1995 a International Rhoenradturnen Verband, associação internacional Rhoenradturnen, foi fundada.isso possibilitou a criação e difusão das regras pelo mundo.

Logo após a criação da associação internacional Rhoenradturnen, houve a primeira competição mundial de roda cediada na cidade de Den Helder, holanda.

Os campeonatos mundiais ocorrem a cada 2 anos, alternando com os "international training camp".o quarto campeonato mndial de roda ocorreu em Liestal, Suiça, 22-27 de maio de 2001.

Existem actualmente seis países que "supervisionam" a concorrência internacional e a organização do esporte de roda ginástica, são eles, Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda, Noruega e Japão. Estes cinco países representam a maioria da população ( aproximadamente 10 - 12,000 ginastas da roda de 15.000 a nível mundial) ingressada no esporte e espetáculo de roda ginastica. o outro campeonato mundial foi cediada em Lillehammer, Noruega entre 27 de maio e 1 de junho de 2003.

NA FOTO: Um ginasta fazendo uma apresentação em las vegas, em 1998

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Algumas datas importantes para a historia da Roda.




Em 1930 aconteceu na cidade de Bad Kissinger a primeira competição oficial de roda alema.






Durante a cerimonia de abertura das olimpiadas de 1936 em Berlin 120 ginastas fizeram uma exibição de roda.
O desenvolvimento do esporte foi interrompido durante a segunda guerra mundial,e não foi retomado até 1959 quando finalmente foi reconhecido pela federação de ginastica alemã.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

continuação....Roda Alemã


A roda ginastica, tambem conhecida como roda alema, foi inventada em 1925 por um trabalhador ferroviario chamado Otto Feick. Ele fez varios modelos de roda, mas só um prevaleceu.NA FOTO: Uma oficina de 1928 onde constroem-se rodas Alemãs.


tirado do site: www.wheelgymnastics.com

Roda Alemã (introdução)


Bom, nesse novo blog vou tentar escrever a longa historia da roda alemã. Desconhecida pela maioria das pessoas do Brasil, esse "esporte" como diz o nome vem e é muito praticado na Alemanha, tendo competições a cada dois neste país.
Estou trabalhando na tradução do texto que encontrei, tão logo acabe a traduçao posto aqui novamente.
( Na foto acima temos um artista desconhecido em uma apresentação nos EUA )
Igor