sexta-feira, 21 de maio de 2010

História do Diabolo




DIABOLO, 4000 anos de História mantendo-se como um passatempo com grande potencial para mais descobertas

É difícil saber com precisão quando é que o diabolo foi inventado. No entanto os historiadores concordam que foi na China, onde o Diabolo foi descoberto, este jogo é praticado à mais de 4000 anos. Foi chamado de " Kouem-gen " durante a dinastia Han (206 A.C) o que significa "feito de bambu". Na verdade, ainda hoje, na China existem Diabolos feitos de Bambu, com orifícios laterais que o fazem assobiar enquanto roda. Missionários franceses e ingleses, bem como embaixadas politicas trouxeram este estranho objecto para a Europa, chamando-lhe DIABALLO (mais tarde Diabolo) DIABALLO do grego dia significa à volta, e ballo que significa atirar.

Na França, assim que foi apresentado, o diabolo foi bem aceito e considerado como um rival do "Jeu des Paume" provavelmente o antecessor do ténis. No inicio de 1810 formaram-se diversos clubes em Paris, e as competições tinham lugar no que são hoje os Campos Elísios.O jogo de diabolo tornou-se uma moeda e mesmo a corte de D.Napoleão I, jogava diabolos.


Em 1906, um inventor francês Gustave Phillipart apresentou um diabolo feito com duas partes em metal, protegida com borracha cortada de velhos pneus! Estava inventado o diabolo moderno! Depressa uma verdadeira loucura começou na França e depois foi para a Inglaterra. Numerosos textos, histórias e postais mostram que o Diabolo era jogado em todo o lado, por quase todas as classes sociais. Com a primeira guerra mundial o interesse neste jogo diminuiu. Posteriormente, o diabolo só era visto nos palcos de teatros e circos. Por volta de 1980, graças a utilização de novas tecnologias e novos materiais, e à pesquisa e precisão na sua fabricação, uma nova era começou para o Diabolo, permitindo que cada vez mais um número maior de malabaristas e público em geral realizem manobras fantásticas com 1, 2, ou 3 diabolos.

sites legais:

http://www.thediabolo.com/index2.php
http://www.ensaimadamalabar.com/videotutoriales.htm (mais no meio da pagina)

sábado, 8 de maio de 2010

COMO COMEÇAR COM AS CLAVES??


O aprendizado é o mesmo das bolinhas, uma clave de uma mão para outra, depois duas e por fim tres. A unica diferença é o tamanho e agora tem que prestar atenção no giro do objeto.



Básico
O movimento mais básico com claves, assim como bolinhas, é a cascata. As claves são jogadas de mãos alternadas; cada uma passa por baixo da outra e pega na mão oposta. Do modo mais simples, cada clave roda uma vez por jogada. Contudo, giros duplos e triplos são constantemente feitos em apresentações, permitindo que a clave seja jogada mais alto para realizar truques mais avançados.
Também pode-se jogar “flat”, que significa jogar a clave sem rotação alguma. Além disso, “reverse” significa jogar com a rotação na direção oposta ao normal

Truques
A maioria dos truques feitos com bolinhas podem ser feitos com claves, apesar de ser mais difícil devido ao tamanho das claves e à complexidade adicional por sua rotação. Contudo, para truques envolvendo cascata dentro de algumas restrições, como pedalar um monociclo ou com olhos vendados, malabarismo com claves é, de fato, mais fácil, devido à menor precisão necessária para fazer cada pegada.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

COMEÇANDO CLAVES...


Claves são malabares bem populares, usados em números de 3 ou mais ou em combinação com outros materiais como bolas e aros. Uma clave comum tem em média 50 cm de comprimento, seu peso varia entre 200 e 300 gramas, ela é fina na parte do cabo e seu centro de gravidade localiza-se perto da parte mais larga.

TIPOS:

Claves de Peça Única
São construídas em uma única peça de um tipo de material, normalmente plástico. Claves de peça única são muito duráveis e mais baratas que claves compostas. Apesar dessas qualidades, essas claves não são muito populares entre malabaristas, que reclamam que as claves são duras e particularmente dolorosas quando batem neles.

Claves Compostas
É o tipo mais popular de claves, já que não machuca quando alguém acidentalmente se acerta com uma, e porque seu peso pode resistir a ventos moderados, diferentemente das claves de peça única.

Claves Albatroz
São construídas da mesma forma que claves de 2 partes, mas elas têm um corpo bem mais largo. Às vezes isso favorece os iniciantes, já que as claves têm uma rotação lenta, mas quanto menor a rotação, mais esforço tem de ser colocado quando estiver jogando. O nome se originou das claves da Henrys e é utilizado para denominar as claves de corpo mais largo.


Outros tipos de claves
Outros tipos incluem variações na clave composta. Essas variações incluem Radical Fish, Euro, PX3. Historicamente, houve variações no design, forma, tamanho e construção das claves, mas nem todas permaneceram até hoje.
ABAIXO: o estilo radical fish

quinta-feira, 6 de maio de 2010

COMO COMEÇAR COM AS BOLINHAS??

Comece segurando só um bolinha. Tente joga-la mais ou menos na altura de seus olhos para a outra mão e com a mao que recebeu lance devolta a mao inicial.

Quando voce estiver confiante e bom, comece a usar duas bolas. jogue na altura dos olhos, o mais paralelo com seu corpo possivel ( eu demorei pra conseguir isso ) , jogue uma e quando ela estiver no ponto mais alto jogue a outra.

Quando estiver confiante e bom nisso avance para a terceira bola...é mais facil seguir a figura do que eu descrever o movimento.


treine bastante e invente movimentos legais...são infinitas as possibilidades!

domingo, 2 de maio de 2010

PRODUZINDO SUA PROPRIA BOLINHA.

PRIMEIRO O MATERIAL:

-BEXIGAS...5 OU 6 PRA CADA BOLA.
-TESOURA.
-UMA GARRAFA, NAO PRECISA SER GRANDE.
-O RECHEIO DA BOLA, AREIA, ALPISTE, ARROZ. CADA RECHEIO VAI TER UM PESO DIFERENTE.
-FUNIL
-COPO, QUE CAIBA + OU - 90 A 100 GR




ENCHA O COPO COM A QUANIDADE DE RECHEIO DESEJADA.E DESPEJE NA GARRAFA COM A AJUDA DO FUNIL.



ENCHA UMA BEXIGA E COLOQUE O BOCAL DELA NA BOCA DA GARRAFA, PARA CRIAR UMA CONEXAO ENTRE A GARRAFA E BEXIGA. DEPOIS DISSO VIRE A GARRAFA PARA PASSAR O RECHEIO PARA A BEXIGA. ESVAZIE ATÉ FICAR SÓ RECHEIO E DE UM NÓ.



CORTE OS BOCAIS DAS OUTRAS BEXIGAS. PARA COBRIR E DEIXAR A BEXIGA RECHEADA MAIS FIRME E REDONDA. NAO COLOQUE TODAS COM A PARTE CORTADA PRO MESMO LADO, PRA DEIXAR MAIS FIRME COLOQUE INVENTENDO O LADO CORTADO.



VOCE PODE DEIXA-LA MAIS ELEGANTE E APRESENTAVEL CORTANDO FAIXAS DE BEXIGA DOS BOCAIS CORTADOS E COLOCANDO EM VOLTA DA SUA BOLINHA




PRONTO, VOCE TEM AGORA UMA BOLINHA MUITO BOA PARA INICIAR-SE NA ARTE DO MALABARES!!!
AGORA É SÓ REPETIR O PROCESSO QUANTAS VEZES FOREM NECESSARIAS PARA CRIAR A QUANTIDADE DE BOLINHAS DESEJADAS.

sábado, 1 de maio de 2010

APRENDENDO...



Uma explicação da figura acima ( abaixo )