
DIABOLO, 4000 anos de História mantendo-se como um passatempo com grande potencial para mais descobertas
É difícil saber com precisão quando é que o diabolo foi inventado. No entanto os historiadores concordam que foi na China, onde o Diabolo foi descoberto, este jogo é praticado à mais de 4000 anos. Foi chamado de " Kouem-gen " durante a dinastia Han (206 A.C) o que significa "feito de bambu". Na verdade, ainda hoje, na China existem Diabolos feitos de Bambu, com orifícios laterais que o fazem assobiar enquanto roda. Missionários franceses e ingleses, bem como embaixadas politicas trouxeram este estranho objecto para a Europa, chamando-lhe DIABALLO (mais tarde Diabolo) DIABALLO do grego dia significa à volta, e ballo que significa atirar.
Na França, assim que foi apresentado, o diabolo foi bem aceito e considerado como um rival do "Jeu des Paume" provavelmente o antecessor do ténis. No inicio de 1810 formaram-se diversos clubes em Paris, e as competições tinham lugar no que são hoje os Campos Elísios.O jogo de diabolo tornou-se uma moeda e mesmo a corte de D.Napoleão I, jogava diabolos.

Em 1906, um inventor francês Gustave Phillipart apresentou um diabolo feito com duas partes em metal, protegida com borracha cortada de velhos pneus! Estava inventado o diabolo moderno! Depressa uma verdadeira loucura começou na França e depois foi para a Inglaterra. Numerosos textos, histórias e postais mostram que o Diabolo era jogado em todo o lado, por quase todas as classes sociais. Com a primeira guerra mundial o interesse neste jogo diminuiu. Posteriormente, o diabolo só era visto nos palcos de teatros e circos. Por volta de 1980, graças a utilização de novas tecnologias e novos materiais, e à pesquisa e precisão na sua fabricação, uma nova era começou para o Diabolo, permitindo que cada vez mais um número maior de malabaristas e público em geral realizem manobras fantásticas com 1, 2, ou 3 diabolos.
sites legais:
http://www.thediabolo.com/index2.php
http://www.ensaimadamalabar.com/videotutoriales.htm (mais no meio da pagina)